logo

“PASSOS LENTOS”

Mato Grosso está em último no ranking do Censo


Por Gazeta Digital

img

Imagem ilustrativa. (Foto: IBGE — Divulgação)

Coleta de dados do Censo 2022 segue a passos lentos em Mato Grosso, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado ocupa a última posição no ranking entre as 27 unidades da federação em relação ao percentual da população recenseada, com 65,91%. O índice fica abaixo da média nacional, que é de 78,73%.

 

A coleta dos dados só foi concluída em 11 municípios: Araguaiana, Araguainha, Denise, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Rondolândia, Santo Afonso, Santo Antônio do Leste e Torixoréu.

 

Em contraponto, Nova Bandeira (1.026 km ao Norte) é a mais atrasada. Lá apenas 7,5% do trabalho foi concluído. Segundo o IBGE, 3,33% dos domicílios mato-grossenses se recusaram a responder os questionários do Censo. No Brasil, o índice de recusa está em 2,59%.

 

Mão de obra é o principal desafio do IBGE

Mão de obra tem sido o principal desafio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Mato Grosso. No Estado, na segunda-feira (5), 1.436 recenseadores estavam contratados, sendo que 1.307 trabalhando entre 28 de novembro e 4 de dezembro.

Leia tambémPrefeito terá que obedecer Lei divulgando roteiro de atendimento a agricultores familiares de Araputanga

Inicialmente, porém, Mato Grosso tinha 3.103 vagas a preencher. Segundo a Superintendente do IBGE em Mato Grosso, Millane Chaves, o Estado possui a menor taxa de desocupação do país (3,8%), empatado com Santa Catarina.

 

Assim sendo possuímos baixo desemprego, o que se traduz em grande oferta de vagas de trabalho e boas remunerações, o que faz com que tenhamos dificuldades de atrair pessoas para o trabalho temporário para realizar o Censo em Mato Grosso comparado com outros estados.

 

As entrevistas do levantamento começaram no dia 1º de agosto. Inicialmente, o IBGE planejava o término para outubro. Porém, o órgão teve de ampliar o prazo até dezembro e, agora, prorrogou a estimativa para janeiro.

 

Fique sempre informado das principais notícias do Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)


ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo divulga calendário de pagamento do Bolsa Família 2026

Repasses serão feitos de forma escalonada, conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social)


FEMINICÍDIO

Mato Grosso registra maior número de feminicídios dos últimos cinco anos

Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.


PARTICIPEM

Votação para escolha dos Melhores do Ano na “Preferência Popular” encerra quarta-feira, dia 31

A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.